Cardápio para Dieta da Zona Metabólica

04 de janeiro de 12 por Para Emagrecer

Emagreca com a Dieta da Zona Hormonal

Elaborado pela nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori (SP), este cardápio de baixo índice glicêmico, tem as proporções aproximadas de proteínas, gorduras e carboidratos sugeridas pela Dieta da Zona Metabólica. O valor calórico gira em torno de 1.500 calorias. A estimativa de perda de peso é de 1, 5 quilo por semana.

Se você ainda não sabe como fazer a Dieta da Zona Metabólica aprenda aqui.

Café da manhã
- 1 copo de leite semidesnatado batido com uma fatia de manga e 1 colher de sobremesa de farelo de aveia. Ou 1 copo de iogurte batido com frutas vermelhas. Ou 1 copo de suco de frutas com aveia e mel.

- 2 fatias de pão integral com uma camada fina de manteiga. Ou 1 pão francês integral sem miolo com mussarela de búfala. Ou 3 torradas integrais com geleia rica em fibras. Ou 1 fatia de bolo de maçã com canela integral.
Lanche da manhã

- 1 copo de suco de soja do sabor de sua preferência com 1 colher de sopa de colágeno parcialmente hidrolisado. Ou 1 taça de salada de frutas com 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça.

- 2 castanhas-do-pará. Ou 1 colher rasa (sopa) de amendoim torrado em casa (sem sal).

Almoço
- Verduras cruas à vontade, temperadas com 1 colher de sopa de azeite de oliva, pouco sal e limão ou vinagre balsâmico.

- 1 colher (daquelas de servir) de arroz integral. Ou 1 xícara (chá) de macarrão integral.

- 1 concha de tamanho médio com feijão preto. Ou grão-de-bico. Ou lentilhas.

- 1 porção média (tamanho da palma da mão) de alcatra empanada em clara de ovo e flocos de aveia, assada. Ou frango assado. Ou filé de peixe empanado em aveia e fubá. Ou carne moída refogada com proteína de soja texturizada.

- 1 escumadeira de brócolis com raspas de amêndoas. Ou espinafre refogado com alho. Ou cenouras al dente com nozes picadas.

- 1 laranja-lima. Ou 1 manga. Ou 1 fatia de abacaxi. Nota: frutas em geral têm IG de moderado a alto. No entanto, ingeridas após a refeição, a mistura delas com outros alimentos faz com que a liberação de açúcar ocorra lentamente, o que impede o aumento excessivo dos seus níveis no sangue.

Lanche da tarde

- 1 copo de suco de soja. Ou 1 xícara de chá misturado com 1 colher de sobremesa de colágeno parcialmente hidrolisado. Ou 30 gramas de chocolate com 60% de cacau ou mais.

Jantar

- 1 porção de salada ceasar com frango desfiado e croutons. Ou salada verde com frutas picadas e molho de azeite e vinagre balsâmico. Ou salpicão de frango defumado com maionese light e repolho branco e uvas-passas.

- 1 pedaço de quiche integral feita com uma mistura de cogumelos shiitake, shimeji e paris. Ou omelete recheada de tomate picado, palmito e escarola refogada.

- 1 porção de carpaccio de banana com canela e cacau em pó. Ou frutas frescas. Ou 1 fatia de bolo integral de chocolate.

Lanche da noite

- 1 cookie integral de passas ou 1 banana com aveia. Ou 2 crackers integrais com fina camada de margarina light.

- 1 xícara de chá de capim-cidreira.

( Trocas espertas )
O índice glicêmico dos alimentos pode ser classificado em baixo (70). No quadro abaixo você encontra substituições saborosas para guloseimas com IG* elevado.

Ao invéz de: Prefira:
IG* IG*
Pizza de queijo parmesão e tomate 80 Pizza de mussarela 60
Granola 70 Flocos ou farelo de aveia / musli 50 / 66
Arroz branco 69 Arroz integral 50
Pão branco de trigo 71 Pão multigrãos / pão de centeio 54 / 41
Bolacha água e sal 65 Biscoito integral 57
Torrada de pão branco 73 Biscoito de água 63
Corn flakes 77 All bran / Nesfit 30 / 50
Suco de laranja sem açúcar 56 Sucos de uva / abacaxi – s/ açúcar 48 / 46
Sopa de feijão 64 Sopa de lentilha 44
Gnocchi 68 Espaguete à bolonhesa 52
Fanta 68 Coca-cola 53

*Indíce Glicemico

Adicione seu comentário

3 respostas para este post

  1. solange Por::

    vou tentar essa dieta tomo remédios para emegrecer há 2 anos e não consigo emagrecer já estou sem esperança,peso 85 quilos , meu sonho é voltar a pesar 65 quilos,nem saio mais de casa, perdí a vontade de viver.

  2. shirlene Por::

    vou tentar fazer

  3. ana Por::

    Vou tentar

Deixe uma Resposta